EFEITO DE DIFERENTES DENTIFRÍCIOS E UM GEL FREQUENCIAL FLORAL

EFEITO DE DIFERENTES DENTIFRÍCIOS E DE UM GEL FREQUENCIAL FLORAL NO ESMALTE DENTÁRIO DE BOVINOS APÓS ESCOVAÇÃO SIMULADA

RESUMO

O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da escovação simulada com diferentes dentifrícios e um gel à base de essências vibracionais florais sobre a estabilidade de cor do esmalte de dentes bovinos. Foram utilizados 24 incisivos inferiores bovinos dos quais foram obtidos espécimes medindo 6x6 mm da parte central de cada coroa. Estes foram incluídos em resina acrílica incolor em anéis de PVC e polidos com lixas d’água em abrasividades decrescentes (600, 800, 1000 e 1200). Foram realizadas as leituras iniciais de cor ((VITA Easyshade) e, em seguida, foram imersos em café durante uma semana, após o qual foram realizadas novas leituras de cor (Baseline). As amostras foram divididas aleatoriamente em 3 grupos (n= 8), segundo o tipo de escovação mecânica: Grupo 1 - Dentifrício Colgate; Grupo 2 - Dentifrício Advance White e, Grupo 3 – Oxyflower em gel (Frequencial Floral). Foram realizadas novas leituras de cor após os períodos correspondentes a 1, 3 e 5 anos de escovação. Os resultados das coordenadas L*, a* e b* (antes e após os ciclos de escovação) foram utilizadas para cálculo da estabilidade de cor (ΔE), que foram avaliados e comparados estatisticamente por two-way ANOVA e teste de Tukey (p < 0,05). Pode-se concluir que o gel floral proporcionou o clareamento da superfície de esmalte bovino após escovação simulada correspondente a 1 ano de escovação.

INTRODUÇÃO

Atualmente, uma das principais preocupações dos profissionais e pacientes é a busca pela melhoria na estética e por sorrisos cada vez mais brancos. Assim, a literatura preconiza diferentes técnicas de clareamento dentário, tanto realizado por profissionais, como os caseiros. Com esta finalidade, agentes clareadores foram incorporados a inúmeros dentifrícios. Kwon & Wertz (2015)1 afirmaram que o branqueamento dentário é um processo dinâmico, que envolve difusão do material clareador para interagir com moléculas de manchas e também envolve alterações micromorfológicas sobre a superfície e alterações dentro do dente que afetam suas propriedades ópticas. Atualmente, existe uma preocupação em relação à produção de radicais livres após várias sessões de clareamento dentário. Neste sentido, Akbari et al. (2016)2 realizaram um estudo in vivo investigando o efeito do clareamento caseiro sobre os níveis séricos de redox homeostase e concluíram que este procedimento revelou potencial para perturbar o equilíbrio oxidante-antioxidante e induzir o estresse oxidativo. Foram desenvolvidos no Brasil Frequenciais Florais à base de essências vibracionais, usando as frequências conhecidas desde os estudos de Royal Raymond Rife e Hulda Clark, por ressonância, impregnando mix de essências florais (ARNT, 2014), 3 incluindo o Oxyflower em gel.

Assim, em função do exposto e da inexistência de trabalhos que avaliem o efeito de essências vibracionais florais (Oxyflower) na harmonização do processo de clareamento do esmalte dentário, este trabalho tem como objetivo avaliar sistemática e comparativamente o efeito da escovação simulada sobre a estabilidade de cor do esmalte de dentes bovinos, utilizando diferentes dentifrícios e um gel floral.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram obtidos 24 fragmentos dentários (6x6 mm) da coroa de dentes bovinos, que foram imersos em café durante uma semana, para leitura de cor (Baseline). Para esta análise foi utilizado o Espectrofotômetro (VITA Easyshade, Bad Säckingen, Alemanha). Este consiste em dois eixos, a* e b*, que possuem ângulos retos e representam a dimensão da tonalidade ou cor. O terceiro eixo é o brilho L*. Este é perpendicular ao plano a* b*. Com este sistema as cores podem ser especificadas com as coordenadas L*, a*, b*.

As amostras foram separadas aleatoriamente em três grupos (n = 8), segundo o tipo de terapia a que foram submetidos:

• Grupo 1 (controle negativo) - dentifrício Colgate (Máxima Proteção Anticáries) (Colgate - Palmolive Company, São Paulo, SP, Brasil);

• Grupo 2 (controle positivo) - dentifrício Advance White (Extreme Whitening, Churchil Dwight, Princeton, EUA);

• Grupo 3 (grupo experimental) - Oxyflower gel (Fisioquântic, Maringá, Paraná, Brasil).

Os corpos-de-prova dos foram posicionados na máquina de escovação tipo Pepsodent (MAVTEC - Com. Peças, Acess. e Serv. Ltda. ME, Ribeirão Preto, SP, Brasil). O número

de ciclos correspondentes a 1 ano de escovação por um indivíduo saudável é 14.600 ou 42 minutos de funcionamento da máquina de escovação (Wiegand et al., 2009).4 Assim, neste estudo foram realizadas leituras após 42 minutos (14.600 ciclos/1 ano), 126 minutos (43.800 ciclos/3anos) e 210 minutos (73.000 ciclos/5 anos).

A estabilidade de cor dos dentes foideterminada pela diferença (ΔE) entre as coordenadas obtidas das amostras antes e após o processo de escovação. O ΔE é calculado a partir da seguinte fórmula:

ΔE* = (ΔL*)2 + (Δa*)2 + (Δb*)2

ΔE* = alteração de cor

ΔL* = diferença na luminosidade (L*)

Δa* = diferença no eixo a*

Δb* = diferença no eixo b*

Após a obtenção dos resultados, estes foram analisados segundo o grau de normalidade e foi aplicado o teste estatístico two-way ANOVA e teste de Tukey a 95%.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A tabela 1 mostra que ao serem comparados os grupos individualmente após 1, 3 e 5 anos de escovação, não foram observadas diferenças estatisticamente significantes, dentro de cada grupo, independente do período de escovação.

Na comparação entre os diferentes grupos avaliados, após 1 ano de escovação o Grupo III (Oxyflower) foi semelhante aos demais grupos avaliados. Após 3 anos de escovação, houve semelhança estatística entre os Grupos I (Colgate) e III (Oxyflower), sendo que após 5 anos de escovação os 3 grupos avaliados foram semelhantes estatisticamente entre si.

Tabela 1. Comparação das médias de ΔE entre os três grupos avaliados


Os resultados deste estudo demonstram que houve o clareamento das superfícies de esmalte a partir de 1 ano de escovação, para os três grupos avaliados. Houve um maior branqueamento com a utilização do dentifrício Advance (controle positivo), o que é facilmente explicável, uma vez que o mesmo apresenta em sua composição um agente clareador (Peróxido). Na composição dos dentifrícios existem componentes abrasivos como bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, entre outros. Estes abrasivos, após vários ciclos de escovação simulada, poderiam desgastar alguns micrômetros do esmalte e levar a um clareamento da superfície, o que explica o comportamento do dentifrício Colgate, que não apresenta agente clareador na sua composição. No entanto, o gel de Oxyflower promoveu uma harmonização no processo de clareamento intermediário entre os dentifrícios avaliados, sendo que na sua composição não há nenhum componente abrasivo nem peróxidos, somente essências florais, sem qualquer efeito colateral, como a produção de radicais livres.

CONCLUSÃO

Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que o gel floral de Oxyflower proporcionou a harmonização do clareamento da superfície de esmalte bovino, após escovação simulada, a partir de 1 ano de escovação.

REFERÊNCIAS

1. KWON, S.R.; WERTZ, P.W. Review of the Mechanism of Tooth Whitening. J Esthet Restor Dent, v. 27, p. 240–257, 2015.

2. AKBARI, M. et al. Does at-home bleaching induce systemic oxidative stress in healthy patients? Aust Dent Jour; Apr 19, 2016 doi: 10.1111/adj.12425. [Epub ahead of print]

3. ARNT, R.; ARNT, P.R. Vade Mecum das essências Vibracionais. 2 ed.; 2014. 192p

4. WIEGAND, A.; KUHN, M.; SENER, B.; ROOS, M.; ATTIN, T. Abrasion of eroded dentin caused by toothpaste slurries of different abrasivity and toothbrushes of different filament diameter. J Dent, v. 37, n. 6, p.480-484, 2009.