EFEITO DA ESSENCIA VIBRACIONAL FLORAL NO FLUXO ENERGÉTICO

EFEITO DA ESSÊNCIA VIBRACIONAL FLORAL NO FLUXO ENERGÉTICO DOS MERIDIANOS DE ACUPUNTURA UTILIZANDO O RYODORAKU NO ELETRODIAGNÓSTICO

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de uma essência vibracional floral no fluxo energético dos 12 meridianos principais de acupuntura, utilizando para esta verificação um aparelho de eletrodiagnóstico denominado Ryodoraku. Foram selecionados para este estudo 25 voluntários com idade que variava de 30 a 50 anos. Os indivíduos compareceram à Clínica Odontológica para tratamento de rotina, no entanto, antes de iniciar a terapia, os mesmos permaneceram durante 10 minutos em repouso e em seguida, um profissional experiente iniciava as medidas com o aparelho Ryodoraku nos seguintes pontos referentes a cada meridiano principal bilateralmente: P9, CS7, C7, ID5, TA4, IG5, BP3, F3, R4, B65, VB40 e E42. Após esta aferição inicial, o profissional dispensava 1g de gel Consciencius (Frequencial Floral) no dedo indicador do paciente e o instruía a espalhar e friccionar na região interna do antebraço, durante 20 segundos. Depois deste período, uma nova medição foi realizada nos mesmos pontos citados anteriormente correspondentes a cada meridiano. Pôde-se constatar que houve um aumento do valor médio em 24 dos 25 participantes após a aplicação do Consciencius, com um aumento total da média de 7,56%. Foi observado também alterações nos valores de todos os meridianos, o que comprova a influência da Essência Vibracional Floral no fluxo energético dos mesmos. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que as essência vibracional floral Consciencius, foi capaz de alterar o fluxo energético dos 12 meridianos principais.

INTRODUÇÃO

A acupuntura é uma terapia complementar advinda da Medicina Tradicional Chinesa, que visa harmonizar energeticamente o paciente por meio de estímulos em determinados acupontos. Apesar de diferenças conceituais e dos meios de diagnóstico, a terapia floral vibracional, fundamentada na física quântica, tem o mesmo objetivo de equilibrar energeticamente o paciente.1,2

Uma das técnicas de diagnóstico utilizadas há milhares de anos na Medicina Tradicional Chinesa é a pulsologia, na qual profissionais treinados conseguem avaliar o fluxo energético dos 12 meridianos principais por meio da palpação da artéria radial de ambos os antebraços. Com a evolução tecnológica, atualmente é possível registrar eletronicamente por meio de um aparelho denominado Ryodoraku, a medição energética dos 12 meridianos principais bilaterais.3,4 Existe um valor de referência de acordo com a média aritmética correspondente, sendo este de 41,2uA em pacientes saudáveis. Vale ressaltar que uma redução do valor médio abaixo de 5uA, demonstra uma baixa energética do paciente, o que pode indicar a presença de patologias graves, como uma constituição cancerígena.5

Assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar a influência da Essência Floral Quântica, Consciencius, na medição energética dos 12 meridianos principais, por meio da utilização do Ryodoraku, com uma abordagem comparativa dos valores antes e após a sua utilização.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram incluídos neste estudo 25 voluntários de idade variando entre 30 e 50 anos, de ambos os sexos, que assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, concordando em participar da pesquisa. Como critérios de exclusão, podemos citar os voluntários que eram portadores de marcapasso e cardiopatas. Os indivíduos compareceram à Clínica Odontológica para tratamento de rotina, no entanto antes de iniciar, os mesmos permaneceram durante 10 minutos em repouso e em seguida, um profissional experiente iniciava as medidas com o aparelho Ryodoraku nos seguintes pontos referentes a cada meridiano principal bilateralmente: P9, CS7, C7, ID5, TA4, IG5, BP3, F3, R4, B65, VB40 e E42. Após esta aferição inicial, o profissional dispensava 1g do gel Consciencius no dedo indicador do paciente e o instruía a espalhar e friccionar na região interna do antebraço, durante 20 segundos. Depois deste período, uma nova medição foi realizada nos mesmos pontos citados anteriormente correspondentes a cada meridiano (Fig.1).



Figura1 - Aferição com o Ryodoraku.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pôde-se constatar que houve um aumento do valor médio em 24 dos 25 participantes após a aplicação do Consciencius em gel, com um aumento total da média de 7,56%, como descrito no Quadro 1.

Quadro 1 – Variação da média após aplicação do gel Consciencius.



Foram observadas também alterações nos valores dos meridianos (Figura 2), o que comprova a influência da Essência Vibracional Floral no fluxo energético dos meridianos.



Figura 2- Influência da Essência Vibracional Floral no fluxo energético dos meridianos.

Este trabalho apresentou resultados importantes no que se refere à comprovação quantitativa dos efeitos de uma Essência Vibracional Floral no fluxo de energia dos meridianos principais. Resultado semelhante foi encontrado por Sala & Cristofolini (2014)6, que relataram a hipótese de que todos os meridianos sofreriam  alteração após intervenção com a essência vibracional quântica, o que foi confirmado no presente estudo. Não existem trabalhos anteriores que tenham realizado a medição energética dos 12 meridianos principais, por meio da utilização do Ryodoraku associado às essências vibracionais florais. Assim, sugere-se que mais estudos devam ser incrementados, utilizando diferentes essências vibracionais para evidenciar quais seriam os meridianos afetados com cada uma destas.

CONCLUSÃO

Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que as essência vibracional floral Consciencius, foi capaz de alterar o fluxo energético em todos os meridianos principais.

REFERÊNCIAS

1 ARNT, R. Z.; ARNT, P. R., Vade Mecum das Essências Vibracionais um Guia Prático para o uso dos Moduladores e Indutores Frequenciais. Curitiba, 2013.
2 MARCONDES, M. R. Doze Anos de Esperiência. 1 ed. Paraná, 2014.
3 ODA, H. Livro- texto Ryoudoraku. São Paulo: Roca,2004.
4 IMAMURA, S. T. Eletroacupuntura Ryodoraku. São Paulo, Roca, 2004.
5 SCILIPOTI, D. Filosofia e Acupuntura Ryodoraku. São Paulo, Roca, 2006.
6 SALA, R. D.; CRISTOFOLINI, G. M. A. F. A influência da essência floral vibracional quântica no padrão energético captado por eletrodiagnóstico Ryodoraku de acupuntura. Rev Saúde Quânt., v. 3, n. 3, p. 77-91, 2014.